A atividade física, muito mais que um alívio para as "dores", é uma ótima oportunidade para fazer novas amizades e descontrair.
Os exercícios trazem inúmeros benefícios para a saúde. Além de aumentar a auto-estima e melhorar o relacionamento social, ainda contribuem para que o idoso não se sinta excluído
A hidroginástica é o exercício ideal para as pessoas que possuem problemas ósseos, como a artrose. Na água os efeitos da gravidade sobre as estruturas ósseas e articulares são reduzidos, diminuindo os desgastes e o impacto que podem ocasionar fraturas.
Outros exercícios, como a musculação, além de fortalecerem a musculatura, reduzem a perda de massa óssea. A caminhada, de 30 a 45 minutos diários, ainda é a forma mais econômica, prática e eficiente de atividade física.
A maior parte dos acidentes com idosos acontece em casa − dentro do domicílio, nas escadas ou no jardim. Esses acidentes, mesmo os menos graves, podem debilitar a saúde do idoso. Confira algumas medidas simples para prevenir:
- Use sapatos de saltos largos com calcanhares
reforçados, para evitar que os pés se
movimentem dentro dos sapatos.
- Evite usar chinelos.
- Os móveis da casa devem estar bem
afastados para não se esbarrar neles.
- Coloque forro antiderrapante nos tapetes.
- Os sofás e cadeiras não devem ficar
a uma altura muito baixa do chão.
- Coloque barras de apoio na banheira ou chuveiro.
- As escadas devem ter corrimão seguro
e degraus antiderrapantes, e o local
precisar estar bem iluminado.
- Os interruptores de luz devem
estar próximos da cama.