Plano de Saúde Cemeru

Dicas de Saúde

3 - Alergias - parte 2

Exames e testes

Seu médico realizará um exame físico e perguntará, por exemplo, quando a alergia ocorre. Sintomas das alergias Talvez sejam necessários testes de alergia para determinar se os sintomas são realmente alérgicos ou se são causados por outros problemas. Por exemplo, ingerir alimentos contaminados (intoxicação alimentar) pode causar sintomas similares às alergias a alimentos. Alguns medicamentos (como a aspirina e a ampicilina) podem produzir reações não alérgicas, incluindo erupções. Uma tosse ou corrimento nasal pode, na verdade, ser causado por uma infecção.

O teste feito na pele é o método mais comum para testar as alergias. Um dos tipos de testes feitos na pele é o teste por puntura. Nesse teste, são colocadas na pele pequenas quantidades das substâncias suspeitas de causar as alergias e, em seguida, são feitas pequenas picadas na região para que a substância penetre. A pele será observada atentamente para verificar o surgimento de sinais de reação, como inchaço ou vermelhidão. O teste feito na pele pode ser uma boa opção para bebês e crianças pequenas.

Outros tipos de testes feitos na pele são o teste de contato e o teste intradérmico. Para obter mais informações, consulte: Teste de alergias

Os exames de sangue podem medir os níveis de substâncias específicas relacionadas a alergias, principalmente a imonuglobulina E (IgE).

Um hemograma, principalmente o exame de leucócitos eosinófilos, também pode ajudar a revelar alergias.

Em alguns casos, o médico pode recomendar que você evite determinados itens para verificar se ocorre uma melhora do quadro ou que você use itens suspeitos para ver se há alguma piora. Isso é chamado de "teste de uso ou eliminação". Geralmente, ele é usado para descobrir alergias a alimentos ou medicamentos.

O médico também pode verificar a sua reação a desencadeadores físicos aplicando calor, frio ou outra estimulação ao seu corpo e observando se ocorre uma resposta alérgica.

Às vezes, um alérgeno suspeito é dissolvido e colocado em gotas na pálpebra inferior para verificar se ocorre uma reação alérgica. Esse procedimento só deve ser realizado por um médico. Continua

Fonte: IG Saúde

Fonte: Cemeru

Veja também: Dicas de Saúde - Notícias Cemeru

Página inicial | Topo